DAEFI

Diretório Acadêmico da Educação Física / UFRGS

RU NA ESEF JÁ!

ru-na-esef-ja-logo

Desde a década de 80 algumas lutas já foram travadas pela construção de um RU no Campus Olímpico. A nossa ultima campanha: “RU na ESEF JÁ!” teve inicio no primeiro semestre de 2006 com uma pesquisa realizada entre os estudantes, técnicos e professores desta unidade, visto que um dos argumentos da reitoria era não haver demanda suficiente para construção de um novo Restaurante Universitário. Na pesquisa constatou-se uma média de 250 refeições diárias. Partindo dessa demanda evidente o DAEFi, junto com os estudantes, começou a  se organizar: primeiro levamos esta luta para ser pautada por todo o movimento estudantil da UFRGS— pautando o RU da ESEF no II Congresso de Estudantes da UFRGS (e desde então tivemos todo o apoio político e financeiro do DCE para a nossa campanha), fizemos 5 Atos-almoço  para chamar TOD@S para lutar pelo RU, depois realizamos reuniões ampliadas para decidirmos como seria esta campanha. Com a ESEF mobilizada e com apoio em toda UFRGS através do DCE e assim tornamos a luta por assistência estudantil uma luta coletiva. Então, no dia 13 de setembro de 2006, os estudantes mostraram sua força: abaixo de chuva ocupamos o saguão do prédio da reitoria. Mais de 300 estudantes de diversos cursos, mas em grande parte da ESEF, reivindicaram, entre outras pautas, a construção imediata do RU na ESEF. O Reitor José Carlos Hennemann, pressionado pelas nossas palavras de ordem e pela quantidade de alunos presente, assinou o termo de comprometimento com a construção do RU.

Mas, como já sabemos que muitas promessas não são cumpridas, dia 29 de setembro, quando ocorreria uma reunião do Conselho Universitário (órgão máximo deliberativo da universidade), em que o reitor apresentaria a campanha e os membros do conselho votariam sobre a construção do RU, novamente realizou-se um ato. O Conselho foi ocupado, houve repressão dos seguranças que não queriam permitir a entrada dos estudantes, apenas de alguns representantes. Mesmo assim, os estudantes não desistiram de lutar e, formou-se então, uma comissão com representantes do DAEFI, do DCE, da reitoria, da Secretaria de Assuntos Estudantis e da Superintendência de Infra-Estrutura para acompanhar o processo de implementação das propostas retiradas desta reunião.

No dia 5 de junho de 2007, os estudantes avaliaram que não tinham mais por que aguardar negociações visto que muito tempo passara e nem sinal de RU. Impulsionados pela ocupação que estava ocorrendo na USP (a qual já durava mais de um mês) e com a onda de ocupações estudantis que tomavam o país, os estudantes da ESEF – junto com o DCE e outros Diretórios Acadêmicos – unificaram suas pautas resultando assim na ocupação massiva da reitoria (vídeo da ocupação da reitoria logo abaixo). Com esta ocupação, finalmente iniciou-se o processo de construção: abertura de licitação para compra de materiais, projeto arquitetônico… Finalmente, em fevereiro de 2008, começa a construção efetiva do RU.

Muitos prazos não foram cumpridos para a inauguração do RU – Maio, Junho, 15 de Agosto, 3 de Novembro – e sabendo da importância que a assistência estudantil representa para a permanência dos estudantes na Universidade, decidimos retomar a campanha “RU na ESEF JÁ!”. E no dia 27 de novembro a Esef estava tomada de cartazes (novamente) e recomeçamos as passadas em salas de aula e as panfletagens. A campanha rapidamente tomou conta do campus e estava nas rodas de conversas. Exigíamos a sua abertura imediata, pois ele estava pronto, com todos os materiais necessários e faltando apenas contratar os funcionários. O que ouvimos da Reitoria, mais uma vez, é que isto não era urgente! No dia 03 de Novembro, a data “final” da inauguração do nosso RU, recebemos a visita do reitor e nesta visita foi anunciado que o RU 5, o nosso RU, abriria no dia 13 de Novembro. Neste mesmo dia foi realizado mais um ato-almoço, onde ocorreu a distribuição de pratos de comida para os estudantes, professores e funcionários do campus.

E na manhã do dia 13 de Novembro, enfim o sonho se tornou realidade. Com a presença de muitos alunos e diversos setores da universidade (reitoria, direção do campus, etc) foi inaugurado o Restaurante Universitário do Campus Olímpico da UFRGS. Um RU conquistado pela luta dos estudantes, uma vitória histórica do Movimento Estudantil DAEFi e DCE-UFRGS.

Fotos: Ato-almoço na Esef/ Atos na reitoria/ Reitor com a camiseta da campanha/Edital para construção do RU/ Inauguração das obras/ Inauguração do RU .

Contato DAEFI: 51 – 3308 5864          E-mail: daefi.ufrgs@gmail.com

Twitter: DAEFi_UFRGS

3 Respostas to “RU NA ESEF JÁ!”

  1. […] RU NA ESEF JÁ! […]

  2. […] RU NA ESEF JÁ! […]

  3. […] RU NA ESEF JÁ! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: