DAEFI

Diretório Acadêmico da Educação Física / UFRGS

Nota de apoio dos DA’s e CA’s à greve dos professores do RS

Posted by daefi em 08/09/2013

Nota de apoio dos DA’s e CA’s à greve dos professores do RS

“Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo”. Florestan Fernandes

       As grandes mobilizações de rua dos últimos meses demonstram o esgotamento da política de cooptação dos movimentos populares e sociais e do distorcido crescimento econômico baseado no endividamento da classe trabalhadora. Em verdade as muitas e plurais vozes que ecoaram em cada canto do país bradaram contra a retirada de direitos que vivenciamos ao longo das últimas décadas, tendo reflexos na precarização de serviços/direitos básicos, como saúde, moradia, transporte e educação, e ainda, demonstrou que não dá mais para termos ilusão com o Governo Petista.

Aqui no Rio Grande do Sul, não é diferente, o governador Tarso Genro/PT em época de eleições declarou que trataria com respeito os trabalhadores, sobretudo da educação. A atual greve dos professores, exigindo a implementação da lei do piso como básico dos vencimentos de professores e a criação do piso para os funcionários de escola; a suspensão da reforma do ensino médio, com a abertura de um processo de discussão sobre o tema que envolva o conjunto da comunidade escolar; a garantia do total de investimentos previstos para a educação; e melhores de condições de trabalho e aprendizagem, demonstram que as declarações do então candidato não passaram de palavras ao vento.

Outra prova do descompromisso do governador é o seu projeto de PASSE LIVRE: para acalmar os ânimos e sob forte pressão das ruas, apresentou um projeto de lei que não corresponde a necessidade da juventude e do povo gaúcho e só serve para nos criar ilusões e ganhar tempo. Sobre o projeto é preciso dizer sem titubear: queremos PASSE LIVRE irrestrito para todos os estudantes, desempregados, indígenas e quilombolas do Rio Grande do Sul, não só para alguns estudantes em poucas regiões, ainda sob forte controle da máfia do transporte. O PASSE LIVRE de Tarso, mesmo que fosse implementado – o que não acreditamos, visto a mudança na urgência da pauta, por exemplo, assim que passou o auge das mobilizações -, é insuficiente e limitado. Uma cortina de fumaça para sairmos das ruas.

Entendemos como justa e necessária a greve dos professores, encabeçada pelo CPERS, por compreendermos que a luta pelo direito à educação pública de qualidade é de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Declaramos assim todo o apoio a greve e rechaçamos o descaso do Governo Tarso com os direitos sociais e qualquer forma de criminalização do Movimento Grevista.

TODO APOIO À GREVE

TARSO FORA DA LEI; PAGUE O PISO!

CONTRA O POLITRECO

EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE

PASSE LIVRE JÁ

Assinam esta nota:

Diretório Acadêmico de Educação Física (DAEFi-UFRGS)

Centro de Estudantes de História (CHIST-UFRGS)

Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação (DAFE-UFRGS)

Centro de Estudantes de Ciências Sociais (CECS-UFRGS)

Centro de Estudantes de Letras (CEL-UFRGS)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: