DAEFI

Diretório Acadêmico da Educação Física / UFRGS

1º de setembro – o dia inventado pelo CONFEF/CREF

Posted by daefi em 27/08/2013

Nota da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física sobre a farsa do 1º de setembro. Nosso dia é 15 de outubro!

 

1º de Setembro – o dia inventado pelo CONFEF/CREF

 

A ExNEEF vem por meio desta nota repudiar as ações truculentas do sistema CONFEF/CREF ao longo dos seus 15 anos de existência. E dizer que o nosso dia, dos professores de Educação Física é o 15 de outubro.

O Sistema CONFEF/CREF surgiu em 1998 numa brecha de lei, que possibilitava a criação de conselhos privados, em seus seis artigos define o que seria a profissão e regulamenta, no sentido de reserva de mercado, a profissão da Educação Física. Ao longo dos anos interviu na formação dos estudantes de Educação Física, ajudando a construir as diretrizes curriculares que confunde a educação física em áreas distintas – licenciatura e bacharelado. Auxiliou na grande mentira da área que é afirmar que o licenciado não pode atuar fora da Escola. Além de autuar de forma truculenta e policialesca sobre profissionais qualificados que estão na academia, nos clubes e tem o título de licenciado.

O MEEF em seus fóruns e a partir de muito estudo já dizia que o licenciado está amparado legalmente e pode atuar tanto dentro, quanto fora da Escola, desde que o curso de licenciatura siga as diretrizes curriculares nacionais para as licenciaturas (Resolução 01 e 02 de 2002) e as diretrizes curriculares nacionais para Educação Física (Resolução 07 de 2004). Através de processos coletivos tivemos vitórias importantes em conjunto com o Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física (MNCR) e outros segmentos da área, em Goiás, na Bahia, no Espírito Santo.

Esse dia inventado pelo Sistema CONFEF/CREF não representa a categoria profissional da Educação Física. Somos professores em todos os lugares em que atuamos e compreendemos que essa data representa um grande retrocesso na nossa área. Reserva de mercado não depende de Conselho Profissional, ainda mais quando o mesmo tenta fragmentar os trabalhadores, tenta restringir o acesso ao conhecimento daquele que tua dentro ou fora da Escola.

Compreendemos que a Educação Física é uma área ampla, que ter intervenção na saúde, na educação, no treinamento, no lazer e defendemos que todos os futuros trabalhadores tenham acesso a ampla gama de conhecimentos que compõe nossa profissão. Por isso afirmamos, num marco político, que esse dia não nos representa, que nosso dia é 15 de outubro com todas as outras categorias profissionais de professores e que esse dia é uma invenção para comemorar o retrocesso que foi a criação desse conselho.

 

Fora Sistema CONFEF/CREF. Enganando a sociedade, sucateando a profissão!

Pela Regulamentação do Trabalho!

Em defesa da profissão da Educação Física – Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ!

mentira 2

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: