DAEFI

Diretório Acadêmico da Educação Física / UFRGS

Carta aberta dos estudantes de Artes

Posted by daefi em 30/05/2012

CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES DE ARTES

M.D. CARLOS ALEXANDRE NETTO
MAGNÍFICO SENHOR REITOR DA UFRGS E CANDIDATO DA CHAPA 2 À REITORIA:

Nós, estudantes do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, viemos por meio desta manifestar nossa insatisfação com o descaso da Reitoria em relação aos espaços destinados à pratica e ao ensino artístico.

Hoje temos nas graduações locadas no prédio do Insituto de Artes da Rua Senhor dos Passos mais de 800 estudantes, chegando a mais de 1000 quando somados aos que cursam as pós-graduações e extensões, além dos 200 estudantes de Artes Dramáticas, no prédio do Departamento de Artes Dramáticas, que pertence a este Instituto. O mencionado prédio que hoje comporta mais de 1000 pessoas foi projetado, em 1943, para 300 pessoas, para ser o prédio administrativo central do conjunto edificante que deveria constituir o Instituto de Artes com cerca de quatro vezes a área do atual prédio.

Desde que o Senhor assumiu a Reitoria dessa Universidade, em 2008, o Insituto de Artes recebeu alguma verba para reformas através de projetos, mas que está parada porque a burocratização crescente dos órgãos internos da UFRGS nos impede de proceder ou porque não há técnicos suficientes para atender as demandas. Ainda ao longo de sua gestão, recebemos também alguns equipamentos importantes, mas não podemos utilizá-los devido à falta de espaço ou às péssimas condições da rede elétrica de ambos os prédios do IA. Os novos elevadores, a reforma das fachadas e a troca das esquadrias de algumas janelas, que foram reformas emergenciais para resolver os problemas indicados no laudo estrutural feito em 2007, obviamente foram insuficientes para melhorar as condições de ensino dos estudantes de artes. Já faz quatro anos desde essas reformas e desde que o Senhor é o Magnífico Reitor dessa Universidade, e nada mais foi feito.

Nós, estudantes do Insituto de Artes, reivindicamos que sejam cumpridos todos os acordos feitos na implementação do REUNI.

Quando, em 2007, o Senhor coordenou a plenária do IA que discutiu o REUNI, foi a condição maior proposta para aderir ao mesmo a de ter um novo prédio, além de receber mais espaço de forma imediata, vagas para professores e servidores técnico-administrativos. Contando com seu compromisso nessa questão, o IA aderiu ao REUNI, em 2008. Criamos um um novo curso em 2010, de História da Arte, outro em 2012, de Música Popular, e ampliamos o número de vagas existentes, tudo como condição do REUNI. Contudo, para nossa decepção, a contrapartida do projeto para o IA não foi cumprido: apenas recebemos cinco professores e a certeza de que seremos mais estudantes a nos amontoar no atual prédio.

Sabemos que o projeto de mudança do IA para o prédio do ICBS, no Campus Centro, está sendo feito, ainda que a passos lentos. Contudo, não podemos esperar cinco anos, como está previsto, para ter um local de estudo e trabalho próprio à nossa produção artística. Nosso Insituto não tem condições de receber as turmas que ingressarão no próximo ano, e menos ainda por cinco anos mais. Tampouco podemos seguir isolados da UFRGS e fragmentados entre dois prédios, quando a convivência e o intercâmbio entre as diversas áreas das artes enriqueceria tanto nosso trabalho.

Assim, os estudantes do Instituto de Artes esperam que o Magnífico Senhor Reitor cumpra seu papel de promover uma melhor qualidade de ensino, tratando os cursos de artes como parte igualmente importante desta Universidade. Trazemos a seguir uma apresentação das principais necessidades de nosso Instituto que até então tem sido negligenciadas, na esperança de que o Senhor tome ciência e participação na resolução de tais questões.

Atenciosamente,

Estudantes do Instituto de Artes.

Centro Acadêmico Tasso Corrêa – Artes Visuais e História da Arte
Centro Acadêmico Bruno Kiefer – Música
Centro Acadêmico Dionísio – Artes Dramáticas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: